quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto de Extensão: Educação Especial: LIBRAS como um caminho para a inclusão educacional

AÇÕES DE EXTENSÃO

Identificação da Ação de Extensão

Título: Educação Especial: LIBRAS como um caminho para a inclusão educacional.

CARACTERIZAÇÃO: Presencial

MODALIDADE: Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão (X )

ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES

EIXO TEMÁTICO:
COMUNICAÇÃO

LINHA PROGRAMÁTICA:
Pessoas com deficiências, incapacidades, e necessidades especiais

PALAVRAS–CHAVE (no máximo três): Educação especial, LIBRAS, deficiente auditivo

COORDENADOR(A): 1. Roberta Bolzan Jauris; 2. Sandra Aparecida Lima Silveira Farias

PÚBLICO–ALVO: 40 pessoas, envolvendo a comunidade acadêmica e portadores de necessidades especiais.

OBJETIVOS: Objetivo-geral: Levar ao conhecimento da comunidade sobre a população de deficientes auditivos do município de Brumado bem como, noções de LIBRAS e práticas pedagógicas inclusivas a comunidade acadêmica.

Objetivos específicos:

  • Identificar a população de deficientes auditivos, onde estão, o que fazem e se participam do contexto social;
  • Proporcionar momento de familiarização com LIBRAS;
  • Refletir sobre o papel do profissional da educação na inclusão educacional na sociedade;
  • Promover discussões sobre a exclusão social e educacional sofrido pelos cidadãos, bem como seus direitos e deveres;
  • Discutir sobre as questões teórico-práticas da Educação Inclusiva e suas implicações no contexto educacional;
  • Contextualizar os processos de aprendizagem em ambientes escolares inclusivos.


 

JUSTIFICATIVA

A inclusão nos mais diversos espaços sociais é urgente visando igualar direitos sociais de todos os cidadãos, independente de suas diferenças e individualidades.

Entende-se por Inclusão o ato ou efeito de incluir. O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. No que se refere às escolas, a idéia é de que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular. O objetivo da inclusão é defender que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência.

Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto. No entanto, por vezes surge uma imensa dificuldade por parte das escolas em conseguirem integrar as crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar as condições adequadas.

A escolha da temática tem como objetivo refletir sobre a importância do conhecimento da língua brasileira de sinais e ao mesmo tempo identificar também o seu valor tanto para os surdos como para os ouvintes participantes da aprendizagem educativa, diante de um contexto em que se caracteriza a Educação Inclusiva como o assunto da atualidade.

Pretende-se também, chamar a atenção da sociedade, comunidade estudantil e acadêmica, para a importância do ensino de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, levando em consideração o processo de comunicação e interação entre o aluno surdo, professores e os alunos ouvintes, bem como a importância do conhecimento dessa língua por toda a comunidade, tendo em vista que os surdos são sujeitos participantes socialmente.

Assim, pensando nessas condições necessárias nos mais diversos espaços sociais é que surgiu a necessidade mapear a presença de deficientes auditivos no município de Brumado para se ter uma real verificação de sua participação nos contextos sociais, bem como, de capacitar os alunos de graduação da UNEB – Campus XX e consequentemente, os futuros professores de Língua Portuguesa da região a noção de LIBRAS e práticas pedagógicas inclusivas dando-lhes condições de atuarem com a diversidade no seu dia-a-dia.

METODOLOGIA

A metodologia de trabalho será diversificada, contemplando no trabalho de pesquisa de campo através da pesquisa participante, utilizando-se de entrevistas, questionários, registros escritos,visitas a população e órgãos públicos entre outros, nos bairros do município de Brumado, Na extensão, aulas expositivas para fundamentação teórica, dinâmicas de grupo para socialização dos trabalhos propostos, relatos de experiências e vivências, trabalhos de grupo, exposição de filmes, slides, análise de registros escritos de foram a atender os objetivos propostos para cada etapa de trabalho, conforme descrito no plano de trabalho.

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