quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A variação lingüística no Português Popular do Brasil: A questão da bipolarização

Linha Programática: Sociolingüística

Área: Lingüística

Coordenadora: Vívian Meira de Oliveira

Resumo: O projeto de extensão: A variação lingüística no Português Popular do Brasil: A questão da bipolarização foi desenvolvido no âmbito do Projeto Variação lingüística no português rural do estado da Bahia, objetivando melhorar a compreensão da realidade lingüística do português do Brasil, oportunizando a comunidade participar e ampliar seus conhecimentos acerca da história do Português Popular do Brasil. Além disso, teve como base os pressupostos teóricos da Transmissão Lingüística Irregular e a Sociolingüística Variacionista. Este projeto teve como publico alvo a comunidade acadêmica e a sociedade brumadense e foi desenvolvido no Campus XX da UNEB

Palavras–chave: Sociolingüística Variacionista; Transmissão Lingüística Irregular;Diversidade lingüística e Português Popular do Brasil.

Justificativa: A origem das diferenças entre o português do Brasil e o português europeu tem causado controvérsias entre os estudiosos: de um lado há os que defendem a questão da deriva e de outro, os que defendem a questão do contato entre línguas no inicio da colonização.

Pressupostos Teóricos: O Contato entre línguas na formação do português do Brasil; O processo de transmissão lingüística irregular; A Sociolingüística Variacionista: Estudos sobre a variação e a mudança na língua.

Objetivo Geral: Apresentar os pressupostos teóricos da Sociolingüística Variacionista, bem como o processo de Transmissão Lingüística Irregular e a questão da bipolarização do português do Brasil a partir de dados lingüísticos variáveis registrados no PPB, buscando implicações desse fenômeno na questão do ensino de língua portuguesa.

Objetivos Específicos: compreender a realidade da heterogeneidade lingüística do português do Brasil;
demonstrar que o contato lingüístico no Brasil produziu uma variedade da língua portuguesa marcada pela redução no sistema flexional;
proporcionar à comunidade local condições de inserção nas atividades de pesquisa e extensão da instituição universitária, permitindo ainda à comunidade e aos participantes envolvidos oportunidades de, através do trabalho prático realizado;
ampliar seus conhecimentos, facilitando sua participação na sociedade, permitindo a troca de informações.

Resultados Esperados:
Esperamos que este projeto possa melhor compreender a realidade da heterogeneidade lingüística do português do Brasil, buscando a partir de pesquisas em comunidades rurais afro-brasileiras, demonstrar que o contato lingüístico no Brasil produziu uma variedade da língua portuguesa marcada pela redução no sistema flexional.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário