quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Produção Textual na Práxis da Redação Oficial

ÁREA DO CONHECIMENTO: Lingüística, Letras e Artes.

EIXO TEMÁTICO: Educação.

COORDENADORAS:

Luzimare Almeida Pilôto; Sandra Aparecida Lima Silveira Farias

POPULAÇÃO-ALVO:

Este projeto destina-se a, inicialmente, a funcionários da Câmara de Vereadores de Brumado, com proposta de desenvolvimento para uma turma de 15 participantes na primeira etapa. Nas etapas posteriores serão contemplados funcionários da UNEB e de outros órgãos públicos e privados, conforme a necessidade da comunidade local.

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto A produção textual na práxis da redação oficial tem como objetivo capacitar funcionários de órgãos públicos em procedimentos e técnicas, no uso da língua oral e escrita, que promovam a eficiência da atuação profissional. Foi produzido pela UNEB, na modalidade de curso presencial, contemplando duas disciplinas: Texto/textualidade e Tipologia Textual.Esse curso tem caráter eminentemente prático, de oficina de textos. Nele, o aluno entrará em contato com técnicas da Redação Oficial e a sua aplicação no dia-a-dia da administração pública. Para tanto, o curso utilizará modelos de textos do cotidiano comunicativo como ponto de partida para o estudo dinâmico de tópicos gramaticais, visando, sobretudo, ao aperfeiçoamento da linguagem escrita de documentos oficiais. A partir da leitura, chega-se à prática com a análise lingüística e à produção de textos escritos, com orientação e correção pelos ministrantes. Nesse curso serão trabalhados os gêneros do discurso usados na comunicação burocrática, que integram dois grandes grupos: o da Redação Oficial e o dos Atos Normativos.

Ao discutir, redigir e analisar a sua produção escrita com o ministrante do curso, o aluno será conduzido a refletir sobre a qualidade que se espera da tessitura de um texto: coesão, coerência, clareza, concisão, adequação lexical (vocabular), adequação à situação ou contexto de produção do discurso. Estará implícita, também, uma revisão das questões de ordem gramatical e o que mais o texto do aluno sugerir ao professor. Trabalhar-se-á a gramática de modo assistemático, visando ao enriquecimento do vocabulário, conforme as necessidades dos alunos, no decorrer do desenvolvimento das diversas atividades.

O projeto terá início em setembro, compreendendo uma carga-horária semanal de 5 horas, perfazendo um total de 60 horas no semestre. A metodologia será voltada para exposição participada, estudos individuais e em grupo; bem como, análise prática de registros dos alunos.

A avaliação envolverá todos os momentos do projeto, ressaltando o interesse e participação nas leituras e discussões; nas produções realizadas e na freqüência mínima de 75%. O projeto contempla ainda, a partir do cumprimento dos critérios estabelecidos para a participação, a emissão de certificados.

Palavras-chave: gêneros textuais, comunicação oficial, ensino.


 

JUSTIFICATIVA:

A idéia de universidade mudou muito ao longo dos tempos, hoje ela não reduz seu papel ao status de mera instituição de ensino, antes tem se tornado uma instituição social inseparável da idéia de democratização do saber.

A universidade deve ser entendida como sistema diferenciado que proporciona à sociedade a aquisição do conhecimento, esclarecimento, formação crítica, competência comunicativa e inclusão social, através do ensino, pesquisa e extensão.

Sabendo da importância desta concepção, surge a idéia deste projeto que visa atender a necessidade local/regional de integração do departamento Campus XX- Brumado à comunidade onde atua.

Após pesquisas informais realizadas, percebeu-se a relevância de um projeto de extensão destinado aos funcionários da Câmara de Vereadores, visando atender a demandas específicas, no que diz respeito à produção textual, particularmente, à redação oficial.

Sendo assim, esse projeto se destina a suprir esta necessidade, propondo ainda um aprofundamento nos aspectos teóricos da textualidade, bem como uma análise dos diversos gêneros textuais, visto que estes são pré-requisitos para uma melhor compreensão da produção textual, auxiliando o aprimoramento da nossa prática.

METODOLOGIA:

O Projeto de Extensão "A produção textual na práxis da redação oficial" será realizado na modalidade de curso, contemplando as disciplinas: Texto/Textualidade e Tipologia Textual, com carga horária de 60 horas. A metodologia de trabalho é diversificada, Contempla aulas expositivas para fundamentação teórica, dinâmicas de grupo para socialização dos trabalhos propostos e a produção textual, visando o aprimoramento da prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário