quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Inglês para a Comunidade


 

LINHA PROGRAMÁTICA: LETRAS

ÁREA: Interrelação com todas as áreas de conhecimento por se tratar de curso de extensão em língua inglesa e de culturas de língua inglesa para a comunidade universitária e externa à UNEB.

COORDENAÇÃO: Valméria Brito Almeida Vilela Ferreira

RESUMO:

O curso de Inglês para a Comunidade destinou-se às pessoas interessadas em adquirir um conhecimento básico da língua inglesa além de propiciar o contato com as culturas de língua inglesa. O curso teve como público alvo a comunidade externa da UNEB, bem como os estudantes da própria universidade.

Este curso foi realizado durante dois semestres totalizando a carga horária de noventa horas. As aulas tiveram uma duração de 5h , 01 vez por semana. As aulas deste projeto tiveram início no mês de março de 2007 e terminaram em novembro de 2007. Foram matriculados dezesseis alunos, compostos, em sua maioria por alunos do 1º e 3º semestres do curso de letras e por dois membros da comunidade externa. Dos dezesseis alunos

que iniciaram o curso, dez alunos foram aprovados e demonstraram a capacidade de se comunicar em nível básico em língua inglesa, os demais foram eliminados, pois não obtiveram a freqüência mínima de 75%. Ao término do curso, foram emitidos certificados de conclusão para os estudantes aprovados.

PALAVRAS –CHAVE: língua inglesa, ensino, aprendizagem


 

JUSTIFICATIVA:

O projeto Inglês para a Comunidade é desenvolvido na UNEB ( campus XX) desde novembro de 2005. A sua proposta justificou-se pela demanda da comunidade universitária e externa à UNEB em efetuar o estudo da língua inglesa. Neste sentido, o projeto contribuiu para a capacitação comunicacional de seus estudantes matriculados, permitindo aumentar a visibilidade da UNEB junto à comunidade externa através da oferta de um curso de língua estrangeira. Nos dias de hoje, o aprendizado de uma língua estrangeira é de fundamental importância na medida em que proporciona um aumento de qualificação profissional, abrindo, dessa forma, um leque maior de oportunidades no mundo de trabalho. Além disso, o contato com uma língua estrangeira, e com a cultura que ela veicula, proporcionou aos estudantes uma maior capacidade crítica para a compreensão do mundo atual.


 

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS:

Autores como Crystal, 1997; Mckay,1992 têm debatido sobre a difusão da língua inglesa em todo o mundo. No mundo globalizado, o inglês é uma ferramenta importante para a comunicação internacional. A língua inglesa é encontrada em todo lugar - no mundo acadêmico, nos negócios, conferências, aeroportos e internet. Ling (2001) afirma que mais de 50% das publicações técnicas e científicas são publicadas em inglês. Graddol (1997) diz que 80% das informações contidas em computadores e internet estão em língua inglesa.

Sendo assim, o curso Inglês para a Comunidade destinou-se a um público de adultos desejosos de estudar a língua inglesa numa perspectiva profissional ou de lazer. Nas aulas foram realizadas atividades para o desenvolvimento das quatro habilidades (speaking, listening, reading, writing), tendo em vista que para teóricos como Paiva

(2000) e Brown (1994) é necessário integrar as habilidades de produção e recepção oral e escrita, já que tais habilidades se desenvolvem de forma interdependente.

OBJETIVO GERAL:

Capacitar à comunidade universitária da UNEB (campus XX) e a comunidade externa em se comunicar em língua inglesa em nível básico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Capacitar os estudantes inscritos em se comunicar na língua inglesa em nível básico (compreensão e expressão oral, compreensão e expressão escrita);

-Dar visibilidade à UNEB junto à comunidade externa.


 

RESULTADOS ALCANÇADOS:

Os estudantes que concluíram o curso demonstraram a habilidade de se comunicar em língua inglesa em nível básico. Desenvolveram as habilidades de compreensão e produção de textos nessa língua estrangeira e interagiram com vários aspectos das culturas inglesas ampliando assim, seu conhecimento de mundo e sua visão crítica em relação às culturas inglesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário