quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto “Currículo e Formação Docente”

Título: CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

MODALIDADE: Extensão

ÁREA DO CONHECIMENTO*: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

EIXO TEMÁTICO*: EDUCAÇÃO

LINHA PROGRAMÁTICA*: FORMAÇÃO DE PROFESSORES (FORMAÇÃO DOCENTE)

PALAVRAS–CHAVE (no máximo três): CURRÍCULO – CAMPO - FORMAÇÃO

COORDENADOR : JOSEVANDRO CHAGAS SOARES

PÚBLICO–ALVO:

membro da comunidade acadêmica


 

OBJETIVOS

Compreender o currículo como um artefato socioeducacional que se configura nas ações educativas.


 

JUSTIFICATIVA

A atual realidade da educação e a configuração das escolas no Brasil e, principalmente, das escolas públicas da Bahia, vem provocando debates acerca da formação dos professores, bem como de questões pautadas no campo curricular. Nesse sentido, torna-se imprescindível a inserção deste debate neste espaço formativo. Desse modo, nossa proposta nesse curso de extensão é refletir acerca da história do currículo e de sua inserção no Brasil, bem como seu impacto na formação socioeducacional dos atores educativos. Ademais compreendemos, como Goodson (1998), que o currículo é uma "tradição inventada", bem como Macedo (2007, p. 24), entende o currículo como um artefato socioeducacional que se configura nas ações de conceber/selecionar/produzir,

organizar, institucionalizar, implementar/dinamizar saberes, conhecimentos, atividades, competências e valores visando uma 'dada' formação.


 

METODOLOGIA

Por compreender a aprendizagem como um processo ativo, que ocorre a partir da interação social entre os participantes do curso, possibilitando aos participantes uma revisão dos conceitos básicos em tomo das questões abordadas, tendo o diálogo como matriz fundante de todo o processo. Sob este prisma, os encontros serão desenvolvidos a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:

  • Exposições participativas;
  • Leitura e análise de textos reflexivos sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário