quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto “A prática redacional do cidadão no cotidiano”

Título: A
prática redacional do cidadão no cotidiano

MODALIDADE: Extensão

ÁREA DO CONHECIMENTO:Linguística, Letras e artes

EIXO TEMÁTICO: Educação

LINHA PROGRAMÁTICA: Alfabetização, leitura e escrita

PALAVRAS–CHAVE: competência / escrita / coerência

COORDENADOR(A):Gislene Souza de Oliveira de Camargo

PÚBLICO–ALVO: 25 alunos de Educação Básica

OBJETIVOS

Este projeto destina-se a alunos concluintes do Ensino Médio que apresentam dificuldades relativas à produção de textos com relação à estrutura, tipologia e gêneros diversos apresentados no cotidiano do cidadão. Os objetivos do presente trabalho são:

- desenvolver a competência leitora e produtora de textos escritos no indivíduo visando maior eficiência no desempenho das atividades diárias e, consequentemente, de sua vida profissional.

- favorecer a troca de experiências relacionadas à escrita para estimular a prática uma vez que é perceptível a negação de atividades manuscritas de produção como cartas, diários, poemas, entre outros gêneros, substituídas pelas facilidades favorecidas pelas novas tecnologias cada vez mais acessíveis à população em geral.


 

JUSTIFICATIVA

Ler e escrever bem são condições básicas a qualquer pessoa inserida numa sociedade cada dia mais exigente com relação a situações caracterizadas por momentos de análise crítica e escolhas rápidas em ambientes em que a mídia bombardeia o cidadão, a todo momento, com informações diversas cujo conteúdo exige da pessoa uma constante contextualização, inferências, comparação, enfim, uma eficiência como leitor e produtor a fim de melhor entender e conviver na sociedade que, na maioria das vezes, não oferece condições de aprendizagem eficiente uma vez que diversos fatores se somam dificultando a projeção deste aprendiz. À escola cabe o papel se sanar solucionar os problemas de aprendizagem, no entanto os indicadores de avaliação do SAEB e ENEM provam que a competência leitora, a análise crítica textual e a produção desse aluno não condizem com o esperado, apesar de serem quatro horas diárias dentro de uma sala de aula, o que deveria resultar numa aprendizagem eficiente; no entanto, os docentes sabem que a realidade também não condiz

com a programação e propostas de projetos enviados pelo governo, com a real disposição do indivíduo no processo ensino- aprendizagem.

São questões polêmicas; pensa-se que o educador deveria conseguir fazer de seu aluno um eficiente manipulador de sua língua pátria, no entanto, sabemos que é necessária uma tríade nessa busca: família, escola e aluno e, quase sempre, a escola vem arcando sozinha com este papel, mesmo com as inúmeras exceções. Sabemos também que a condição sócio-econômica influencia muito na situação de aprendizagem no que tange ao tempo e disposição para aprender. Portanto esse projeto vem buscar um meio de auxiliar os discente que, cursando já o ensino médio, ainda não se sentem detentores dessas competências citadas e pretendem prestar o vestibular, outros concursos, ou que, mesmo não pretendendo seguir uma carreira acadêmica, desejam se preparar para melhor perfazerem os caminhos dentro dos grupos sociais em que estão inseridos.


 

METODOLOGIA

O curso constará de exposição teórica sobre aos pontos selecionados e considerados relevantes para a comunicação eficiente através da escrita. Os momentos de estudo contemplarão uma situação de análise crítica/reflexiva de diversos textos relacionada à coesão e coerência, estrutura formal do texto de acordo os tipos e gêneros selecionados.

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