Victor Seabra*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação
A maior universidade do estado pode bater um recorde histórico na concessão de um importante benefício social.
Até o dia 1º de agosto, a UNEB está recebendo pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2011 da instituição. A estimativa é que sejam beneficiados cerca de 23 mil candidatos de baixa renda.
O montante envolve aproximadamente 8 mil isenções — média anual de concessões dos últimos processos seletivos da instituição — mais cerca de 15 mil isenções que vão beneficiar os estudantes do programa Universidade para Todos, do governo estadual.
“A cada ano a UNEB vem consolidando a sua marca de universidade cidadã e inclusiva. E uma das ações que comprovam isso é a concessão de isenção na taxa do vestibular para alunos da rede pública, que conseguimos ampliar nos últimos certames”, destaca o reitor Lourisvaldo Valentim.
De acordo com o edital da isenção, o benefício será concedido em número correspondente até 10% do total de inscritos pagantes no processo seletivo de 2010.
Para pleitear a isenção, os interessados devem se inscrever no site www.uneb.br/vestibular, preenchendo formulário on-line.
O pedido de isenção será efetivado após o pagamento do valor de R$ 5 (referente a custeio operacional), que deve ser realizado até o dia 2 de agosto. Os candidatos que solicitarem o benefício, mas não forem contemplados, podem descontar os R$ 5 da taxa de inscrição do vestibular .
A relação dos candidatos beneficiados com a isenção no Vestibular 2011 será divulgada até o dia 30 de agosto.
De acordo com Romilda Almeida, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da universidade, a concessão da isenção não significa inscrição automática no certame.
“Os candidatos isentos precisam efetivar sua inscrição no vestibular, no período a ser divulgado, usando seu código gerado na isenção”, esclarece Romilda, alertando que a não efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo.
Universidade para Todos
Este ano a UNEB vai ampliar significativamente o número de isenções destinadas ao programa Universidade para Todos, que oferece curso pré-vestibular social para estudantes e egressos da rede pública.
Em articulação com o governo estadual, a universidade conseguiu assegurar a isenção total (100%) do valor da taxa de inscrição do Vestibular 2011 da instituição. Nos processos seletivos anteriores, os estudantes do programa eram isentos em 50% do valor da taxa.
Atualmente, cerca de 15 mil discentes estão matriculados nas turmas do programa oferecidas pela universidade em Salvador e diversos municípios do estado.
A coordenação do Universidade para Todos na UNEB ressalta que terão direito ao benefício os candidatos que obtiverem 75% de frequência e bom desempenho no curso pré-vestibular.
Informações: Tel.: Copeve (71) 3117- 2389.
*Colaborou Aline Santana, repórter do Núcleo de Jornalismo/Ascom. Imagem (home): Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário