segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Professor é selecionado para ensinar literatura brasileira na República Tcheca

Victor Seabra
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


José Manuel Castrillon vai representar a UNEB no país europeu. Foto: Maiana Alcântara/Ascom

O professor da UNEB José Manuel Castrillon foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Universidade Carolina (República Tcheca) para lecionar sobre língua e literatura brasileira no país do leste europeu.
O docente, que superou professores universitários de todos os estados brasileiros, já foi convocado para exercer a função mediante carta-convite do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), enviada no dia 29 de julho.
Castrillon, além de lecionar sobre o ensino da literatura nacional, terá a função de divulgar o idioma português falado no Brasil e disseminar a cultura brasileira.
“Essa oportunidade vai me permitir uma formação singular, com o aprendizado de língua e cultura diferentes. Acredito que a experiência fortalece minha própria consciência como cidadão brasileiro”, destacou o docente.
O professor − que ensina há cinco anos literatura brasileira no curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX da instituição, em Brumado − acredita que esse reconhecimento deve-se ao patamar de excelência que a instituição vem alcançando no cenário nacional. “Devo à UNEB o status e a experiência como professor universitário”, reconheceu.
O início das atividades de Manuel na República Tcheca está previsto para o dia 1º de outubro deste ano. As passagens para a viagem ao país e o subsídio referente ao trabalho serão financiados pelo Ministério das Relações Exteriores.

Professor leitor

A seleção da qual o professor da UNEB participou integra o Programa de Leitorado, que financia docentes interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias no exterior. A função de leitor é regulamentada pelo Itamaraty desde 1999, e a seleção é realizada por meio de parceria com o MEC.
O objetivo do programa é promover a língua portuguesa e a cultura e literatura nacional no exterior. O exercício da profissão em universidades estrangeiras tem duração de dois anos, período que pode ser prorrogado.
Atualmente, o Departamento Cultural do Itamaraty coordena e subsidia as atividades de 53 leitorados em 36 países, distribuídos em instituições de ensino superior de reconhecido prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário